sexta-feira, 20 de novembro de 2020

Vacinas COVID-19

Com diferença de poucos dias, vários laboratórios farmacêuticos aparecem com uma vacina para a COVID-19. Segundo os próprios laboratórios, a eficácia das vacinas produzidas é praticamente igual entre todas. Umas vacinas são 91% eficazes na prevenção da doença, outras 95%, ou seja, variações mínimas.

Imaginem outros industria. Por exemplo, a industria da produção e distribuição de canela. Imaginem que de repente os produtores e distribuidores de canela, a nível mundial, em poucos dias, anunciavam custos de produção e preços da canela com variações mínimas entre eles. Isto tinha um nome: CARTEL. 

Imaginem agora um outro produto. Um smartphone. Um smartphone é um dispositivo de tremenda complexidade para criar e produzir. São anos e anos de investigação e investimento. Alguém se lembra de quando apareceu o primeiro smartphone? Alguém se lembra se os vários fabricantes de smartphones anunciaram os primeiros modelos com diferença de poucos dias uns dos outros?

As minhas desculpas se não acharam este texto cómico. Eu pessoalmente achei. Mas também, eu sou do género de pessoa que acha o Imagine do John Lennon uma canção cómica.