domingo, 28 de junho de 2020

Racismo em Portugal

Portugal mostrou a sua verdadeira face com as repostas que deram os portugueses inquiridos num dos mais respeitados inquéritos europeus. As repostas demonstram que os portugueses são retrógradas, xenófobos e racistas.

62% dos portugueses responderam afirmativamente a pelo menos uma das 3 perguntas do inquérito.

Na primeira pergunta, "há grupos étnicos ou raciais por natureza mais inteligentes", os portugueses foram provavelmente influenciados por vários estudos que demonstram que há diferenças de QI de país para país.

Na segunda pergunta, "há grupos étnicos ou raciais por natureza mais trabalhadores", os portugueses devem-se ter baseado em estatísticas que revelam diferenças de PIB entre os vários países do mundo.

Em relação à terceira pergunta, "há culturas, por natureza, mais civilizadas que outras", os portugueses devem ter pensado que civilização é sinónimo de avanços na ciência, na medicina, nas artes, na arquitectura, na astrofísica, na filosofia, no bem estar e liberdade individual, e que uma civilização só porque teve sucesso nestas áreas é superior a outras que não tiveram sucesso nestas áreas.

Os portugueses que mais concordam com estas afirmações racistas são de um modo geral os mais velhos, com mais baixa escolaridade e rendimentos. São aqueles que pelos meios sociais em que circulam e pela fraca escolaridade que receberam, não lhes foi incutido como deviam pensar, então tiveram o desplante de recorrer a estatísticas, a factos, comparações valorativas, quiçá até experiência pessoal, para formar as suas próprias opiniões.

O resultado desta sondagem dá-me vontade de dizer que tenho vergonha de ser português. Mas não o digo porque afinal nenhuma cultura é mais civilizada que outra, mesmo se essa cultura for racista.