quarta-feira, 13 de novembro de 2019

Miguel Sousa Tavares e as Touradas

Há uns dias estava a passar os canais e apanhei o Miguel Sousa Tavares num noticiário a comentar uma alteração à lei sobre se menores podem continuar a assistir ou não a touradas. Ao ver o Miguel Sousa Tavares falar, relembrei-me que ainda tenho televisão porque o período de fidelização da operadora ainda não acabou.

Claro que o Miguel Sousa Tavares é a favor de touradas. Estava-se já à espera. Mas a defesa que ele faz das touradas é tão fraca. Segundo ele, a tourada uma "dança". Uma dança? Será que o Miguel Sousa Tavares alguma vez dançou com um boi? No sentido literal, quero eu dizer.

O Miguel Sousa Tavares referiu também a velha desculpa que se acabarmos com as touradas o que vão fazer todas as pessoas que têm emprego relacionado com as touradas. Oh Miguel, o que é que vão fazer essas pessoas? O mesmo que todas as pessoas têm feito ao longo da história quando perdem o emprego, procuram outro. Olha, vão para comentadores de televisão. Já se viu que os requisitos não são altos...

Outra desculpa do Miguel. Se deixar de haver touradas, o touro extingue-se porque deixa de ter utilidade. Afinal tens um coração mole, Miguel. Estás preocupado com o desaparecimento do touro. Não te importas que ele seja morto, mas não queres que ele desapareça. Mas se calhar não estás preocupado com as 150 a 200 espécies de plantas, insectos, pássaros e mamíferos que desaparecem todos os dias por intervenção humana. Não, o touro tem um lugar especial lá no teu coraçãozinho. 

Já no final dos comentários, o Miguel Sousa Tavares disse algo que me deixou estupefacto. Não sabe se os touros sentem dor ao serem espetados pelos toureiros com lanças. Não sabe se sentem dor... Bom, a culpa aqui se calhar nem é dele, é da mãe. Se calhar se a mãe tivesse tirado uma vez por semana dez minutos para ver se o filho durante a cicloestava a estudar, tinha percebido que o seu Miguelito ignorou por completo a disciplina de biologia. Oh, Miguel, o touro tem um sistema nervoso central, por isso sente dor, pá!

Quero dar-te um conselho Miguel, para ver se deixas de gostar de touradas. Não precisas de ver animais a serem mortos para provar a ti próprio que és macho. Basta ires à casa de banho...